quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Exercícios - Primeira lei de Newton

01.     Enuncie a 1ª Lei de Newton e conceitue inércia.

02.    "Se um corpo está submetido à ação de várias forças e essas forças se equilibram, então é certo que o corpo está em repouso". Essa afirmação é verdadeira? Explique.

03.    Qual das alternativas a seguir se relaciona ou é explicada pela 1ª lei da Dinâmica, também chamada lei da Inércia?
                I) Uma bola de tênis que, ao receber uma raquetada do Guga, atinge 214 km/h.
                II) Num jogo de basquete, a bola ao ser empurrada pelo Oscar, bate no chão e retorna à sua mão.
                III) A Ferrari do Rubinho que, ao entrar numa curva em alta velocidade, derrapa e sai da pista pela tangente.
                IV) Uma bola que, ao ser cabeceada pelo Rivaldo, muda de direção e sentido entra no gol.
                V) Um soco desferido pelo Popó atinge o seu adversário e o manda para o chão.

04.    Dá-se um impulso numa caixa sobre uma superfície horizontal. Analisando a situação, um estudante representou as forças que atuam na caixa em movimento, depois de impulsionada, como mostra a figura abaixo. Ele está certo? Se você acha que sim, diga  quem exerce cada força. Se acha que não, faça o seu próprio diagrama.


05.    A figura abaixo representa uma caixa que desce verticalmente com velocidade constante, presa a um cabo de aço. compare o módulo da força exercida pelo cabo sobre a caixa com o módulo do peso da caixa. Verifique se > = ou < . Justifique sua resposta.


06. Um avião está voando horizontalmente em linha reta. Listamos a seguir as forças que atuam sobre ele:
·         o peso (para baixo);
·         a sustentação (para cima);
·         a força de propulsão (para frente);
·         a resistência do ar (para trás).
Qual das opções abaixo relaciona corretamente os módulos dessas forças, se o movimento é constante?
A) =         e         =
B) =         e         >
C) >         e        >
D) >         e        =
E) =         e        <


07.    Retorne a questão anterior. Agora o avião está subindo, com velocidade constante, numa reta inclinada de 30º com a horizontal. Qual a relação entre os módulos de , , e ?
A) =         e         =
B) =         e         >
C) >         e        >
D) >         e        =
E) =         e        <


08.    Uma barcaça é tracionada canal acima por meio de cordas ligadas à sua proa. O ângulo entre as cordas é de 90º e a tensão 5 · 103 N e 12 · 103 N, respectivamente. Sabendo que a massa da barcaça é de 5 · 103 kg e que seu movimento é uniforme. Qual a resistência oferecida pela água? 

09.    Um trator puxa um tronco de árvore por meio de um cabo, à velocidade constante e com uma força de 1,0 · 103 N. O tronco de árvore pesa 2,0· 103 N. Quanto vale a força resultante aplicada sobre o tronco vale, em N? 

10.    O bloco da figura abaixo move-se com velocidade constante, no sentido indicado. Quanto vale a força de atrito?


Respostas dos Exercícios de Fixação
 
01.    A primeira lei de Newton diz que um corpo manterá o seu estado de repouso, ou de velocidade constante em linha reta se a resultante das força que atuam neste corpo for nula, ou seja, igual a zero. Inércia é propriedade da matéria de manter seu estado inicial (repouso ou movimento uniforme em linha reta).  02.    Sim a afirmação é verdadeira. Mesmo que um corpo estiver sob a ação de várias forças, mas todas equilibradas por uma outra de mesmo módulo, direção e sentido oposto, o valor da resultante será igual a zero e o corpo manter-se-á em velocidade constante em linha reta  ou em repouso. 
 03.    III
04.    Sim o estudante está certo. a força peso é exercida pela própria caixa, a força normal é exercida pela superfície em que a caixa está apoiada, a força de atrito exercida pela  superfície em resposta a força exercida por alguém que exerceu a força.
05.    = , pois de acordo com a primeira lei de Newton. Um corpo quando em velocidade constante em linha reta, terá a resultante das forças iguais a zero e apara que isto ocorra as duas forças acima tem que ser iguais.
06.    A
07.    D
08.    A resistência oferecida pela água é de 13,0 · 103 N.
09.    Como o sistema está obedecendo o princípio da inércia, a resultante é igual a zero.
10.    A força de atrito vale 100 N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário